16.09.2020

ApisNutri

Nutrientes Integrados com Ação Antiaging

Envelhecimento da Pele – Onde tudo começa?
O cuidado com a pele é uma das grandes preocupações, principalmente do público feminino, já que este órgão é um dos primeiros a demonstrar os impactos do envelhecimento. O envelhecimento cutâneo é classificado em dois tipos: o intrínseco, relacionado com a cronobiologia e o extrínseco, que é atribuído, principalmente, ao estilo de vida, sendo que este está associado com a intensa geração de estresse oxidativo e de espécies reativas de oxigênio, que são os principais causadores de danos à pele. Assim, a nutrição pode ser uma grande aliada no cuidado da pele, auxiliando no controle dos danos causados pelos fatores extrínsecos à estrutura cutânea.
A manutenção da pele e nutrição – Qual a associação?
Cada vez mais o conceito de nutrição In & Out ganha importância na área da estética. Esse termo demonstra como a alimentação e suplementação adequadas ao paciente promove uma nutrição efetiva, refletindo na saúde da pele. Alguns nutrientes e compostos essenciais são necessários para a adequada manutenção cutânea, como a vitamina C, lisina, zinco, vitamina D, silício, ácido hialurônico e colágeno, que atuam desde as propriedades funcionais da pele até no fornecimento dos componentes da matriz extracelular, auxiliando na redução dos sinais consequentes do envelhecimento.
Ácido hialurônico – o que é e seus benefícios
Um dos compostos com foco terapêutico e estético, nos dias atuais, tanto para uso tópico, quanto para a suplementação via oral, é o ácido hialurônico, também conhecido como hialuronato. Ele é o principal polímero glicosaminoglicano presente na matriz celular, ocorrendo naturalmente no corpo. Está em maior concentração na pele, demonstrando sua importante função neste órgão. Uma das principais formas de sua suplementação e na formulação de nutricosméticos é como hialuronato de sódio, um sal que permite uma maior estabilidade desse composto. 
O ácido hialurônico tem como suas principais funções biológicas a hidratação dos tecidos, capacidade de preenchimento espacial, lubrificação (principalmente das articulações), imunomodulação e estrutura para a migração celular. Ele regula diversos aspectos relacionados com o reparo tecidual, e assim, sua biossíntese está aumentada em situações de lesões ao tecido e cicatrização de feridas.
No envelhecimento cutâneo, há uma redução do ácido hialurônico da epiderme, que em sinergia a uma menor síntese e função do colágeno, aumenta a desidratação, formação de rugas e flacidez tissular (PAPAKONSTANTINOU, ROTH e KARAKIULAKIS, 2012). Além disso, ele pode ser degradado quimicamente através da ação dos radicais livres gerados, por exemplo, após à exposição ao sol (SALWOWSKA et al., 2016). Por isso, sua suplementação é uma excelente aliada na modulação antiaging. 
Suplementação com ácido hialurônico - O que a ciência comprova?
Um estudo controlado, randomizado e duplo-cego (OE et al., 2017) conduzido em indivíduos com rugas “pés de galinha”, avaliou os benefícios da suplementação de 120mg/dia de ácido hialurônico (AH), em 2 pesos moleculares (2 k ou 300 k), por 12 semanas. Durante o estudo, ambos grupos suplementados apresentaram melhor volume dos sulcos e de rugas, além de menor área com rugas. Após 8 semanas de intervenção, o grupo de intervenção com AH de 300 k apresentou rugas significativamente diminuídas em comparação com o grupo placebo. 
Nutrientes importantes modulação antiaging 
Inerente ao processo de envelhecimento, está a redução da síntese de colágeno, que está associada a diversos aspectos da pele envelhecida. Por isso, suplementar nutrientes essenciais à sua produção é uma estratégia para de ação antiaging.
A vitamina C é um dos principais nutrientes para a saúde cutânea, e em uma pele fotodanificada e envelhecida, essa concentração está reduzida. Sua deficiência está associada com fragilidade cutânea, com dificuldade de cicatrização, flacidez, espessamento do estrato córneo e perda da morfologia do tecido conjuntivo cutâneo. Isso por que ela é essencial para promover a síntese de colágeno, é um potente agente oxidante - neutralizando radicais livres gerados após a exposição ao raios UV ou a poluentes ambientais e ainda auxilia no controle da hiperpigmentação da pele. Por isso, ela é uma importante aliada na modulação de sinais da pele envelhecida, como flacidez, rugas, desidratação e fotodano. (PULLAR, CARR e VISSERS, 2017).
A lisina é um aminoácido essencial e por isso, deve ser obtido via alimentação e suplementação. Entre suas diversas ações no organismo, está o seu papel na formação de colágeno e elastase, contribuindo junto à vitamina C, para evitar a flacidez e rugas.
ApisNutri - Produtos para promover mais saúde no seu dia a dia
A ApisNutri é uma empresa que produz alimentos e suplementos inovadores e de qualidade, que promovem benefícios para a sua saúde e corpo. Um dos seus mais recentes lançamentos é o Hialluronic – CL, um suplemento alimentar formulado com 150 mg de hialuronato de sódio, 500 mg de vitamina C e 900 mg de lisina por dose, proporcionando efeito integrado e eficaz para o rejuvenescimento da pele, já que estimula a síntese de colágeno e ácido hialurônico. Adquira o seu no site: https://loja.apisnutri.com.br/hialluronic-cl-650mg-90caps